Salve, Salve !

Tem algumas coisas que são inevitáveis na vida de um profissional de comunicação e marketing: briefing, deadline, criatividade, dinamismo, noite, macarrão instantâneo e computador. Site, Orkut... e o Blog. Sim, o Blog! Há muito tempo que meus amigos e clientes me cobram esta "coisa" de postar o que eu acho do mundo. Pois é, resolvi fazer, agora aguentem! Seja bem-vindo: dê uma bica no ócio e participe dando seus pitacos. Super abraço!


domingo, 16 de agosto de 2009

LES PAUL, O PIONEIRO DA GUITARRA ELÉTRICA, MORRE AOS 94 ANOS.

Músico também foi o responsável pelo sistema de gravação em canais, considerado fundamental para o rock.

fonte: Associated Press | foto: Divulgação

NOVA YORK - O guitarrista e lutier Les Paul, um dos pioneiros no desenvolvimento da guitarra elétrica e dono de uma marca de instrumentos com seu nome, morreu nesta quinta-feira, 13, aos 94 anos, por conta de uma pneumonia, informou o Hospital White Plains, em Nova York. Segundo a fabricante de guitarras Gibson, Paul morreu ao lado de seus amigos e familiares.
Nascido em Wisconsin, em 1915, Paul começou sua carreira como músico em Chicago. Aos 13 anos, infeliz com o som produzido pelo seu violão, o inventor decidiu descobrir um meio para amplificar o som do instrumento. A primeira tentativa foi colocar um captador de som de um telefone sob as cordas, o que não produziu o efeito desejado.
Um ano mais tarde, Paul obteve resultados melhores colocando uma agulha de fonógrafo sob as seis cordas do violão. Entre 1940 e 1941, o músico criou um violão de madeira maciça quadrado, com captadores e cordas de aço, chamado de 'O tronco', na mesma época em que Leo Fender e Adolph Rickenbacker desenvolviam técnicas similares.
"Cheguei a uma boate e toquei com ele. Acharam que eu era louco", diria anos mais tarde. Alguns meses depois, ele deu ao novo instrumento o formato tradicional da guitarra. Em 1952, a Gibson deu início a produção da guitarra desenvolvida por Les Paul, que se tornou uma das mais populares do mundo, usadas por músicos como Jimmy Page, do Led Zeppelin e Pete Townshend, do the Who. 
Além da guitarra elétrica, Les Paul, cujo nome real é Lester William Polfus, inventou o sistema de gravação em canais, que permite ao artista gravar o som de vários instrumentos em momentos diferentes e depois fundir as gravações para formar a música em estúdio, o que é considerado um marco na história do rock'n'roll e um fator crucial na evolução do gênero musical.
Les Paul era conhecido por fazer suas guitarras personalizadas, com as quais presenteou muitos músicos influentes, com o ex-Beatle Paul McCartney.
Nos últimos anos, mesmo doente, Paul tocava todas as segundas-feiras em um clube de jazz de Nova York, o Iridium, ao lado de estrelas do rock convidadas como o próprio Page, além de Mark Knopfler, ex-Dire Straits, Eddie Van Halen e Bruce Springsteen.

[Realmente, Les Paul foi um gênio e será sempre lembrado como um dos maiores instrumentistas de todos os tempos. Me lembro que, ao me formar no segundo grau, meu querido pai me deu uma Gibson Les Paul de presente, preta, com escudo e botões brancos que, anos mais tarde seria roubada no porta-malas de meu carro em um assalto nas noites frias do ABC paulista... Que saudades da "minha menina"! Tudo bem que eu nunca fui um 'virtuosi' na guitarra, meu negócio é contra-baixo, mas a danada era boa demais, tinha um timbre característicamente jazzistico que sempre encantou aos mais exigentes ouvidos. Coisa de louco este Les Paul! - That's it!]

Nenhum comentário:

Postar um comentário